domingo, 14 de setembro de 2008

Zona Noroeste: A Santos do futuro.

Recentemente, a Zona Noroeste completou 32 anos de criação. Hoje gozamos de respeito e prestígio, sendo considerada a "Santos do Futuro", mas nem sempre foi assim.

A Zona Noroeste sempre foi vista pelo restante da cidade como o "patinho feio". Uma região problemática, tanto social como estruturalmente. Não era raro encontrar pessoas que confindiam essa região da cidade com São Vicente, ou pior, muitas nem a conheciam. As pessoas aqui eram tratadas como cidadãos de segunda classe, ou até como desclassificados. Era comum ouvir que na Zona Noroeste só morava bandido! Também era gritante o abandono dessa população. Alguns políticos fizeram algo, mas insuficiente para tirar anos de atraso da maior região da cidade.

Hoje, experimentamos um momento de progresso nesta região. Definida por muitos moradores como " cidade de interior", recebemos equipamentos e eventos que mudram de vez a cara da Zona Noroeste: Sambódromo, casa de shows, desfiles, apresentações de artistas famosos, empreendimentos imobiliários, entre outros.
Um curioso fenômeno é que os mesmos que antes torciam o nariz para a Zona Noroeste, "aterrissam" por aqui, construindo belas casas ou comprando imóveis.

Para que o desenvolvimento seja completo, quem ocupar o Palácio José Bonifácio, deve ter atenção especial no combate às enchentes e às vergonhosas favelas, incentivar a geração de emprego e renda para que os moradores não precisem deslocar - se. Também trazer mais eventos culturais e esportivos. Na Virada Cultural, por exemplo, salvo engano, não teve uma apresentação sequer. Tudo ficou concentrado na Praça Mauá, Centro e Zona Leste.
O novo equipamento esportivo construído recentemente, tem condições de abrigar grandes eventos esportivos, colocando de vez a Zona Noroeste na rota do esporte santista.
O Centro de Juventude, pode e deve abrigar peças de teatro e exposições. Sem contar a Praça da Paz Universal,que é a maior praça de Santos, pode abrigar shows à céu aberto. O Jardim Botânico poderia ser incluído como roteiro do "Conheça Santos". Este local que é importantíssimo no que diz respeito à educação ambiental, foi até tema do programa "Rota do Sol", da TV Tribuna.

Muito ainda deve e pode ser feito, para que a a Zona Noroeste continue sendo vista com outros olhos pela população santista, e que os daqui sintam cada vez mais orgulho de viver aqui.

Chega! Depois tem mais!

Nenhum comentário: