quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de setembro de 1973: a data " esquecida"

Hoje, completa - se sete anos do ataque ao World Trade Center, em Nova York. Essa data, trágica para o mundo, provávelmente será lembrada nos quatro cantos do mundo. Mas existe um outro 11 de setembro geralmante não lembrado, o de 1973. Completa - se 35 anos da morte do Presidente chileno Salvador Allende, assassinado pelo general e depois ditador Augusto Pinochet, com a ajuda dos Estados Unidos

Umas das páginas mais vergonhosas da história latinoamericana, não recebe a mesma atenção da imprensa. A deposição de um governo democráticamente eleito pelo povo chileno, é escondida pela imprensa submissa aos EUA. Nenhuma nota ou citação ao fato foi feita até agora.

Hoje, os EUA posam de vítimas dos terroristas, mas financiaram golpes e financiam insatbilidade nos países que contestam e resistem à sua política. Se disfarçam de democratas, mas querem impor suas regras e se meter na vida dos países, mesmo que estejam há milhares de quilômetros de distância e que nem saibam de sua existência.



Salvador Allende desafiou os Estados Unidos nacionalizando bancos, minas de cobre e empresas que saqueavam seu povo. Literalmente deu a vida pelo seu povo e até hoje, serve de inspiração na luta por justiça social na América Latina, que até hoje sofre as conseqüências de séculos de pilhagem por povos estranhos ao nosso continente.

Fica aqui a minha singela homenagem ao destemido líder latinoamericano. Que ele continue nos inspirando nas lutas pelas causas justas do povo e que seja lembrado e reverenciado. Um líder que apesar de seu curto mandato, cumpriu sua missão, olhou pelo seu povo!

Hasta la Victória, Allende!

Nenhum comentário: