sábado, 4 de abril de 2009

"Esse é o cara!"

As palavras acima foram ditas pelo presidente estadunidense Barack Obama. Num encontro informal e com um cumprimento bem ao estilo "povão", Obama fez uma série de elogios ao presidente brasileiro.

Muitos, até mesmo da própria esquerda certamente estão criticando o presidente Lula (como é de praxe), talvez dizendo que "se aliou ao grande capital internacional" ou mesmo "que se tornou amigo do imperialismo". Mas uma coisa é fato: o Brasil é mais respeitado pela comunidade internacional. Se antes, ficávamos "de cócoras", eramos motivo de chacota diante do mundo, hoje o Brasil recebe apoio de países como a França para a sua entrada no Conselho de Segurança da ONU. O presidente Lula foi o terceiro líder mundial a ser convidado para visitar Obama.

Aos que dizem que Lula se enteregou ao neoliberalismo, vale lembrar que em seus discursos ele reitera que os mais pobres não devem pagar pela crise. Não ir à reunião do G-20 como quer os radicais de esquerda, seria um ato de renúncia à condição de país influente que o Brasil conquistou a duras penas. Seria perder a oportunidade de marcar posição diante dos países mais influentes do mundo.

Chega! Depois tem mais.

Nenhum comentário: