terça-feira, 26 de agosto de 2008

Juventude e trabalho.

O país está crescendo, e junto com ele, os empregos formais. Mas os jovens se perguntam: Cadê o meu emprego?

A resposta está numa palavra chamada EXPERIÊNCIA! Quem nunca leu um anúncio que começasse ou acabasse com esta palavra incômoda? Mas agora os jovens se perguntam: Como ter experiência, se não me dão oportunidade? Muitos vão responder: Faça um estágio!

O estágio é para muitos, o primeiro passo para o mercado de trabalho. Não é difícil encontrar pessoas que começaram como estagiários e hoje tem seu emprego. Existe a lei do estágio apresentada pela deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB - RS) aprovada recentemente pelos deputados, que define quantidades de estagiários de acordo com o número de funcionários da empresa, garante férias depois de 1 ano de serviço na empresa, seguro contra acidentes e outros benefícios.

Mas o estágiário é usado pelos empresários como mão de obra barata. Muitas vezes fazem o trabalho de um funcionário normal, mas a um preço mais baixo. Mais uma vez a ganância financeira vence... Essa atitude tira muitas oportunidades de traballho.

Por falta de oportunidades nas empresas, o jovem vai para o mercado informal(ou o famoso "bico"). Sem direitos trabalhistas(férias, décimo-terceiro, assistência médica, etc.) vai se virando como pode, sofrendo exploração dos patrões, que arrancam o nosso couro o quanto podem, isso sem contar as esmolas (ops! quer dizer, salários) são pagas!

Os empresários têm horror em ouvir falar de economia estatizada, mas não fazem por valer seus argumentos de que o capitalismo é o melhor sistema, pois em nome da competitividade do mercado, condenam à exclusão, milhares de jovens que todos os dias buscam uma vaga de trabalho. Os jovens não pedem nada, somente o direito de trabalhar e ajudar no sustento de suas famílias.
Ou os empresários, que vivem reclamando de barriga e bolsos cheios, dão mais oportunidades para os jovens, ou vão contribuir para o aumento da criminalidade e da injuntiça social. Depois não adianta querer "pôr a Rota na rua", como quer um famoso político!

Chega! Depois tem mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

olha o que anda cotecendo hj em dia e isos memso que o camarada anderson comentou e qdo vc arruma um emprego registrado em carteira e submitido a varias impoosicoes da empresa...

isso qdo igual no meu caso os jovens nao cai no tereciro setor ou seja trbalha pra uma empresa tercerizada que o seu sindicato nao esta nem ai pr avc , evc se submete a trabalhar sem protecao contr arisco de acidentes etc ...

pagando pr avc no final do mes um vale coxinha que mal d apr avc arcar co0m suas despezas do dia a dia e ficando aind amais dfdificil vc poder cerecer e procurar um emprego mais estavel , fazendo curso etc...

nos jovesn temos que se re4unir ir na camara epropor um projeto de lei pra acabar com essas empresas de terceirop setor ou entao naoa acbar come elas mas sim mais qualidade de trabalho e maisa respeito...

sem mais
luciano pereira