segunda-feira, 20 de julho de 2009

Especial Congresso da UNE


Direto de Brasília*



O último dia de congresso foi marcado pela expectativa do momento maior do evento: a eleição da diretoria para gestão 2009/2011. A plenária final no ginásio Nilson Nelson (que nome!) foi marcado por gritos de guerra de todos os lados.

Cada chapa teve 10 minutos para defender suas propostas. Teve de tudo: ataques e apoio ao Governo, lançamento de candidatura às eleições de 2010, mas, principalmente propostas para o movimento estudantil. Enfim, foi uma grande tribuna da democracia estudantil.

Os momentos que antecederam a votação, foram marcados por palavras de ordem de todos os lados. Também houve um momento político contra o machismo no movimento estudantil, onde mulheres representantes de cada chapa as chapas tiveram a oportunidade de falar aos participantes.

A votação, diferente de outros congressos, se deu através de cédulas. Foram 11 urnas utilizadas. E horas depois foi conhecido o novo presidente da entidade: o paulista Augusto Chagas, aluno da USP. O novo presidente foi eleito pela chapa "Avançar nas mudanças" formada pelas forças Juventude Popular Socialista (JPS), Kizomba, Mudança, Mutirão e União da Juventude Socialista (UJS), com mais de 71% dos votos.

A nova diretoria, composta por 85 membros, sendo 17 da Executiva Nacional, congrega todas as tendências políticas do movimento estudantil. É que a formação da diretoria obedece a regra da proporcionalidade. A chapa que recebe o maior percentual de votos elege o presidente e ocupa os cargos em número correspondente ao percentual de votos recebidos. Votaram 3.001 delegados.


Chega! Depois tem mais.

*Texto com trechos da página "Vermelho"
www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: