terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Barack Obama: não basta ser negro.

O primeiro presidente negro da maior potência mundial, tomou posse na tarde de hoje. Uma grande alegria e esperança invade corações dentro e fora das fronteiras estadunidenses. Manifestações de boa sorte, lágrimas, sorrisos são as marcas dos que esperam dias melhores nos EUA e no mundo.

Mas euforia a parte, o novo presidente tem diversos problemas a resolver. o mais grave é a crise econômica que desemprega cada vez mais na nação mais rica do globo. Também tem de apresentar os EUA com uma nova cara na política externa, desastre da era Bush. (olha o sapato!)
Retirar as tropas do Iraque deve ser tarefa primeira para ganhar pontos com a comunidade internacional.

É uma honra ter um negro num posto tão importante, num país extremamente racista como os EUA. Psicologicamente é benéfico, tal como foi a eleição de Lula para as camadas mais pobres da população. Se ontem, quase todos os negros e pobres queriam ser e eram apelidados somente de Pelé, hoje sonham em ser e até são chamados de Obama. Mas não basta ser negro. Terá de enfrentar com firmesa os problemas e tentar ao máximo cumprir as promessas de campanha. A partir de hoje, o que estará em observação não é a cor da pele, mas as suas decisões. Obama terá uma preocupação extra: não transformar a esperança em decepção.

Chega! depois tem mais.

2 comentários:

Unknown disse...

O Obama ser eleito nos Eua,tem a mesma conotação ,quando o lula foi eleito presidente do Brasil,mas algumas pessoas irão falar mas o Obama não tem um Doutorado e o Lula não tem Nem a Graduação, mas os dois tem uma coisa em comum as suas origens,mesmo o Obama tendo vindo de uma linhagem tradicional do Quenia, ele vem da diasporá e isso ele provou na sua vida publica e agora ele não é só a esperança dos estadunidenses.mas também de toda a população mundial,de uma mudança em uma estrutura que forá sempre governada por eles. Uma prova disso irei colocar em uma frase aqui abaixo:
Imagine uma pessoa importante,linda,culta e elegante.Você não pensou em alguém negro,pensou?

Um pouco de mim... disse...

Obrigado pela preferência! Volte sempre!