terça-feira, 2 de março de 2010

Fórum "Democracia e Liberdade"





Ontem, 1° de março, realizou-se no Hotel Golden Tulip, na cidade de São Paulo, o 1º Fórum Democracia e Liberdade, promovido pelo Instituto Millenium(?). Segundo os organizadores, a liberdade de expressão está constantemente ameaçada na América Latina e No Brasil.


A "demoracia" já começa na inscrição. A taxa teve um valor símbólico de... R$ 500,00. Qualquer pessoa que quisesse teria a liberdade de se expressar tranquilamente...desde que tivesse referida quantia. Nem é preciso dizer para quem foi dirigido o evento!


O setor que reclama horrores de falta de liberdade de expressão, de democracia, é o mesmo setor que no final do ano passado, se recusou a comparecer na Conferência Nacional de Comunicação. Eles se esquecem de que como beneficiados por concessão pública, deveriam, no mínimo, ouvirem um pouco o que a população tem a dizer.


Gostaria de saber onde está a tão falada falta de liberdade e democracia? Os grandes jornais, revistas e telejornais falam o que querem e escrevem o que bem entendem. No Brasil, a grande imprensa não se contenta em dar a somente notícia. Ela consegue oferecer notícia misturada com opinião (a do dono do veículo de comunicação, claro!), influenciando a grande maioria das pessoas.


Não raro há notícias tendenciosas, editoriais ofensivos (especialmente em revistas e jornais). Escondem fatos e escancaram outros segundo seus intereses, não o interesse público. Se colocam como os donos da verdade universal, por vezes decepando ou deturpando uma opinião divergente das que querem passar. Quem nunca ouviu ou ficou sabendo de uma reclamação de um entrevistado que teve sua entrevista modificada?


O que existe no Brasil é a libertinagem de imprensa. Existe sim, o jornalismo de opinião(de um só lado). Não defendo a mordaça, pois sem a informação, este texto talvez não estaria aqui, mas defendo que não se tenha um jornalismo que imponha sua opinião. Defendo que os veículos de informação sejam usados com mais responsabilidade, que possam somente informar, que é sua missão. E que deixem as opiniões para os telespectadores.


Fica a lição das eleições de 1989!


Chega! Depois tem mais.




Nenhum comentário: