terça-feira, 23 de março de 2010

22 de março: Temos o que comemorar?




Ontem foi o Dia Mundial da Água, data instituida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a conscientização para o bom uso desse líquido precioso e vital. Mas o que vemos, está muito longe disso. Não vou citar exemplos logínquos de países onde pessoas convivem com a falta de água, mas do desperdício diário diante de nossos olhos.

O que mais indigna, são muitas pessoas, com uma preguiça impressionante, ao invés de varrer a calçada, preferem limpar com jatos d'água. Isso quando não deixam a água "correndo" enquanto batem um bom papo. Ou marmanjos (De pouca inteligência por sinal. Meninas, cuidado com esses caras!) lavando seus possantes a jatos de mangueira, levando cada parte do carro, três horas de banho de mangueira.

Mas o que espanta, é a falta de senso coletivo de tais sujeitos. Se você se atrever a falar algo, você vai ouvir a seguinte frase: "Eu pago a minha conta e você não tem nada com isso!". Isso na versão mais polida, educada. Pode ser que a pessoas te mandem para a ponte que partiu, mesmo você estando coberto e recheado de razão, ou para outros lugares de cunho turístico que o horário não me permite dizer, ou melhor, escrever.

Para essas pessoas, o que importa é o final do mês e não os anos e séculos. O individualismo, chegou a tal ponto que para ele tanto faz se outros vão sofrer se a água pode ou não acabar. A preocupação é somente com o próprio umbigo, ou a própria conta. Quando acabar, é só por a culpa nos governantes e está tudo certo...

Apesar de ter um refrão grudento, o refão de uma certa música muito tocada da cantora Luka (quem não se lembra?) diz muito da nossa realidade, infelizmente atual: "Tô nem aí, Tô nem aí..."

Chega! Depois tem mais.

Nenhum comentário: