sábado, 15 de novembro de 2008

E agora José?

Depois de alguns meses ausente, por problemas do técnico (isso mesmo que vocês leram! O técnico, que por coincidência é meu irmão, está tentando fazer a manutenção do computador.) estou de volta. E sem perder tempo, vamos falar sobre o assunto nosso de cada dia: a crise.
Há vários meses, nós ouvimos falar dela. O fato é assunto principal tanto entre os especialistas, como na mesa de bar.
Confesso a minha ignorância e desinteresse por economia, mas esse tema em especial tem despertado a minha atenção simplesmente pelo fato de testemunhar, ainda que distante, diversas empresas e bancos tradicionais quebrarem e pedir ajuda aos governos.
Durante muito tempo, uma minoria ganhou dinheiro fácil com a especulação. A farra foi geral e o neoliberalismo correndo solto. Mas uma hora a festa acaba e alguém tem que fazer a faxina...
Várias instituições estão de pires na mão, falidas. Na hora do bonus, ninguém se lembrava que o Estado existia. "Deixa correr" diziam os que ganhavam o dinheiro fácil. Hoje se comportam como aquele filho que sabe se virar, que não precisa mais da mãe, mas que quando a coisa aperta, lembra que ela existe.
Espero que tenham aprendido a lição..."o que vem fácil, vai fácil". Torço também para que o presidente Lula continue firme em sua postura de não dar dinheiro para socorrer banqueiro. Eles que se virem!
Chega! depois tem mais.

Nenhum comentário: