quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fora da Realidade!


Os usuários do transporte público de Santos, operados pela Viação Piracicabana, certamente notaram a grande propaganda que invadiu os ônibus, exaltando as "vantagens" e "humanização" dos serviços da empresa, além da "satisfação" dos passageiros. Porém, olhando mais atentamente, vemos uma propaganda no mínimo curiosa: A esmagadora maioria das pessoas que aparecem nos cartazes são brancas!

Quem usa os ônibus ( que estão mais para 'pau de arara', não justificando em nada preço absurdo que é cobrado.) em Santos pela manhã, pode perceber bem que a realidade é bem diferente. A grande maioria é formada por negros e pardos e pelo grande contingente de nordestinos, que estão aqui em busca de dias melhores. O "gênio" que assina essa propaganda deveria andar um dia de ônibus para, primeiro, conhecer o perfil de seus usuários e fazer uma campanha publicitária mais dentro da realidade e, segundo, para ver que o transporte não está essa maravilha toda.

Seria leviano e idiota afirmar que se trata de racismo, ou que os brancos não se utilizam do transporte público. Mas no mínimo é desrespeitosa com a maioria que enche os bolsos do dono da empresa. O que seria dele sem os negros e pardos que diáriamente usam os ônibus? No mínimo, além de um serviço decente e preço justo, deveriam ilustrar seus cartazes com a real proporção dos usuários! "Parabéns" ao autor dessa campanha!

Chega! Depois tem mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

As pessoas tem a cara de pau de falar que não existe racismo no Brasil,mas eles falam que existe a dita democracia racial,mas a realidade é muito diferente,colocam sempre assim,as pessoas que não utilizam os serviços como no caso do onibus,mas colocaram alguns negros mas na sua minoria isso realmente é um absurdo camarada Anderson