sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Unegro faz ato de desagravo a vítima de racismo nesta sexta



Nesta sexta-feira (11/9) a União de Negros pela Igualdade (Unegro), em conjunto com outras entidades do movimento de combate ao racismo, promove ato de desagravo a Januário Alves de Santana (foto). O motivo da manifestação é cobrar posturas do Carrefour e do governo estadual diante da série de atos racistas do qual Januário foi vítima no último 7 de agosto.

No dia 07 de agosto o segurança Januário Alves de Santana foi espancado por seguranças da Nacional de Segurança Ltda contratados pelo Carrefour e acusado por esses seguranças e soldados da Polícia Militar de tentativa de roubo do próprio carro. Para agravar a situação, a polícia, quando acionada pela família de Januário, negou atendimento e tratou a vítima como criminoso. Veja a matéria sobre o caso aqui.

Em resposta, o Movimento Negro de São Paulo organiza ato nesta sexta-feira (11/9), a partir das 15h, em frente à sede nacional do Carrefour. As entidades convocam "todas as pessoas que não concordam com atitudes racistas" e cobram providências "imediatas" do Carrefour e do Governo José Serra, conforme convocatória divulgada por mensagens eletrônicas. Além das entidades do movimento negro, assinam a convocatória também as centrais sindicais e a Frente Estadual Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial.

O presidente da Unegro-SP, Manoel Júlio Vieira, o Julião, cobra respostas incisivas das autoridades e dos responsáveis pela discriminação: "exigimos ações afirmativas que valorizem o ser humano independente de sua cor , sexo, origem de nascimento e medidas que previnam a incidência de ações semelhantes".

Fonte:Portal Vermelho: www.vermelho.org.br

Um comentário:

Unknown disse...

concordo plenamente com o ato ,e muitos destes venham para fins de acabar com o racismo ridiculo deste país.nos os negros merecemos respeito ,não so apenas pela cor da nossa pele, mas tambem,porque somos seres humanos e não diferentes de nada nem ninguem.
uma grande indignação tem me tomado durante esta semana:a novela global viver a vida,nesta semana mostrou uma cena ridicula e digna de vergonha,onde a personagem,de uma negra vivida por thais araujo que foi cruelmente achincalhada por uma personagem branca,foi acusada de ser culpada do acidente da modelo luciana vivida por aline morais,esta personagem alem de se ajoelhar e pedir perdão a mae da modelo,que deu-lhe uma bofetada na cara ficou quieta como se fosse mais uma escrava apanhando da sinha.estou indignada e acho que alguem deveria fazer algo sobre isso pois se daqui pra frente as brancas começarem a bater nas negras ,com certeza voltaremos as senzalas da vida.obrigada pela atenção,espero uma posição da ong ,fico no aguardo de resposta.
me chamo sonia maria leal.